segunda-feira, 11 de abril de 2011

Histórias do Cotidiano - Mary Del Priore



Histórias do Cotidiano - Mary Del Priore

Histórias do Cotidiano é um livro como poucos. Trata-se de uma coletânea de artigos escritos para o jornal, agrupados em cinco capítulos temáticos: "corpo", "família", "convívio", "mulher", "crianças, jovens e velhos". Entretanto, ao invés de enfocar o extraordinário, o diferente e o novo, eles preferem falar da riqueza que está mais próxima das pessoas, impregnada da aparente banalidade do cotidiano. A própria autora afirma que, muitas vezes, é nas pequenas coisas que julgamos indignas de conhecer, que encontramos a maior fonte de curiosidade. E nesse livro são justamente essas "pequenas coisas", as coisas do cotidiano, que são abordadas. As histórias apresentadas nesta obra se pretendem uma troca de informações, mas também de sentimentos.

Download do livro: Clique aqui!

O Mundo de Homero - Pierre Vidal-Naquet



O Mundo de Homero - Pierre Vidal-Naquet

Homero é o poeta fundador da literatura ocidental. Pode-se mesmo dizer que, de um modo ou de outro, quase tudo o que se escreveu depois tem relação com seus poemas.
Homero não é, entretanto, um autor bem conhecido. Discute-se, por exemplo, se seu nome encobre um, dois ou até diversos poetas, além de, também, a relação de seus textos com a realidade histórica. No século passado, Schliemann pensava ter descoberto o sítio exato de Tróia na colina turca de Hissarlik. Hoje os arqueólogos e os historiadores não têm tanta certeza, mas, em compensação, outros aspectos da sociedade grega arcaica, como o surgimento da pólis, são compreendidos de forma mais adequada.
Dirigindo-se tanto ao especialista como ao leitor comum, Vidal-Naquet apresenta uma síntese das principais questões relacionadas à identidade de Homero e à Grécia antiga.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui