quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia - Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (org.)



Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia - Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (org.)

O livro visa traçar um panorama atualizado dos vários campos de investigação da história e expõe os principais conceitos e as polêmicas que se fizeram presentes na história das disciplinas e da pesquisa, com ênfase na discussão sobre a questão dos paradigmas.

O panorama dos estudos históricos, neste final do século XX, revela-se muito mais vasto se o compararmos com o fin de siècle anterior. Além disso, é tão variado a ponto de em muitas de suas esquinas embuçar-se a contradição.

Não se trata de um livro “missionário”, um “combate pela verdadeira fé”. Sua intenção não é polêmica e, sim, o mapeamento de posições, com ênfase nos aspectos difundidos mais recentemente nos estudos de história. Encarregaram-se de sua preparação dois historiadores muito distintos em suas filiações teórico-metodológicas, montando equipe suficientemente numerosa para representar posturas bem variadas diante das pesquisas.

Download do livro: http://www.multiupload.com/H86AFQ9GPK

Deus e o Estado - Mikhail Alexandrovich Bakunin



Deus e o Estado - Mikhail Alexandrovich Bakunin

A origem da religião está no desconhecimento de nossos antepassados do mundo que os cercava, das Leis Naturais. Assim, inteligência, vida, relações e movimentos saem da matéria, passam de serem meras manifestações naturais e tornam-se abstração: Deus.

Criado o plantel de deuses, o Homem não tinha conhecimento que ele próprio o havia criado, e passa assim a temê-lo e a ser seu escravo. Rapidamente, surge uma casta de intermediadores, que aproveitando-se da ignorância e da pobreza reinantes passa a utilizar-se da religiosidade para seu próprio proveito. Tendo os deuses se estabelecido no imaginário coletivo, surge o clero, os inspirados intermediadores da sabedoria dos deuses, ou seja, a autoridade e a hierarquia do conhecimento e da inspiração.

Voltaire disse uma célebre frase: se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo. Bakunin, rebate-a: se Deus existisse, seria preciso aboli-lo, afinal, se Deus existe, o homem é escravo; ora, o homem pode, deve ser livre, portanto, Deus não existe. Voltaire, entretanto, não compreendeu que o Deus que ele buscava não era o dos idealistas, e sim o dos materialistas, ou seja, o Estado.

A manipulação dos fiéis permite então a rápida acumulação de poder e propriedades nas mãos da casta dirigente, que passa a utilizar-se desta grandiosidade para buscar por novas formas de conquistar mais poder e fontes de riqueza, e encontra assim a formação do Estado como uma excelente base para administrar e justificar seu poder, fazendo com que em uma via de dupla mão, ambos - Igreja e Estado - beneficiem-se mutuamente do poder para conquistar ainda mais poder e mais recursos para seus dirigentes.

Download do livro: http://www.megaupload.com/?d=1QSSDIAP

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui