Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Como as Instituições Pensam - Mary Douglas


Como as Instituições Pensam - Mary Douglas

Apoiando-se nos fundamentos teóricos de Emile Durkheim e Ludwick Flek, para os quais a verdadeira solidariedade só é possível quando os indivíduos compartilham categorias de pensamento, a autora empenha-se em esclarecer como o pensamento depende das instituições e discutir temas como solidariedade e cooperação. A escolha teórica é deliberadamente polêmica, visto que contradiz os axiomas básicos do comportamento racional, segundo os quais cada pensador é considerado como um indivíduo soberano. Mary Douglas investiga diferentes sociedades e comunidades e suas relações com as instituições, concluindo que os indivíduos compartilham seus pensamentos e harmonizam suas preferências, mas são as instituições que determinam a tomada das grandes decisões.

Download do livro: Clique aqui!

Quatro Tradições Sociológicas - Randall Collins


Quatro Tradições Sociológicas - Randall Collins

As quatro tradições selecionadas nesta obra não são as únicas áreas da Sociologia que apresentam um desenvolvimento cumulativo e que fizeram progressos em termos de uma maior sofisticação teórica. Contudo, elas têm a prerrogativa de serem consideradas como as tradições nucleares da Sociologia. Elas são caracterizadas por uma continuidade ao longo do tempo e por uma profundidade de pensamento, às quais poucas teorias conseguem equiparar-se. Desta forma, Quatro Tradições Sociológicas oferece um quadro geral acerca do progresso feito pela Sociologia no decorrer das quatro ou cinco gerações que se sucederam desde seu surgimento.

Download do livro: Clique aqui!