sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Dinâmica do Capitalismo - Fernand Braudel



A Dinâmica do Capitalismo - Fernand Braudel

Esta obra apresenta, com vivacidade e espírito, as conclusões de Fernand Braudel acarca de um campo de investigação que consagrou trinta anos de sua vida: a História da Economia Ocidental.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/121940234/da870c26/dinmica_do_capitalismo_-_fernand_braudel.html

As Falácias do Capitalismo - José López



As falácias do Capitalismo - José López

Em tempos de crise como o atual, o sistema revela-se contra si mesmo. Esses são momentos em que as máscaras caem e mostram sua verdadeira face. No entanto, com um mínimo de observações, informações, memória, raciocínio, o senso comum não é tão difícil expor as falácias e contradições no sistema capitalista, mesmo em momentos de aparente prosperidade. Também é possível remover as máscaras para o sistema sem ter que esperar que elas caiam sozinhas.

O Capitalismo vive de aparências. Coloca toda a carne sobre a grelha para aparecer o que não é e para esconder aquilo que realmente é. Não admira que é apoiada por um rigoroso controle dos meios de comunicação. Férreo, ao mesmo tempo, dissimulado. O controle social nunca é eficaz se não passar despercebido. No entanto, o capitalismo não pode evitar o acréscimo de questionamentos pois não pode manter suas mentiras que são lentamente descobertas. Os fatos contradizem os discursos. As consequências do sistema capitalista, já não podem passar despercebidas. As provas já não podem ser ocultadas ou manipuladas. A realidade, cedo ou tarde, fala por si.

Las falacias del capitalismo - José López

En tiempos de crisis como el actual, el sistema se delata a sí mismo. Son momentos en los que las caretas se caen y muestran los auténticos rostros. Sin embargo, con un mínimo de observación, de información, de memoria, de razonamiento, de sentido común, no es tan difícil poner en evidencia las contradicciones y falacias del sistema capitalista, incluso en tiempos de aparente prosperidad. Es posible también quitarle las caretas al sistema sin esperar a que éstas se caigan por sí solas.

El capitalismo vive de las apariencias. Pone toda la carne en el asador para aparentar lo que no es y para ocultar lo que realmente es. No es de extrañar que se sustente en el férreo control de los medios de comunicación. Férreo a la vez que disimulado. Un control social nunca es eficaz si no pasa desapercibido. Sin embargo, el capitalismo no puede evitar ser cada vez más recuestionado porque no puede impedir que sus mentiras sean poco a poco descubiertas. Los hechos contradicen los discursos. Las consecuencias nefastas del sistema capitalista ya no pueden pasar desapercibidas. Las evidencias ya no pueden ser ocultadas ni manipuladas. La realidad, tarde o pronto, habla por sí sola.

Download do livro: http://www.eumed.net/libros/2009b/548/548.zip

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui