quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Imagem da Cidade - Kevin Lynch



A Imagem da Cidade - Kevin Lynch

Kevin Lynch é um dos grandes autores do Urbanismo, responsável por uma das obras mais famosas e mais influentes: A Imagem da Cidade. Nela, ele destaca a maneira como percebemos a cidade e as suas partes constituintes, baseado em um extenso estudo em três cidades norte-americanas, no qual pessoas eram questionadas sobre sua percepção da cidade, como estruturavam a imagem que tinham dela e como se localizavam. Lynch identificou, como principal conclusão, que os elementos que as pessoas utilizam para estruturar sua imagem da cidade podem ser agrupados em cinco grande tipos: caminhos, limites, bairros, pontos nodais e marcos.

Conclui também que essa percepção é feita aos poucos, já que é impossível apreender toda a cidade de uma só vez. Portanto, o tempo é um elemento essencial. Além disso, verificou que nada é experimentado individualmente, e sim em relação a seu entorno. Elementos semelhantes, porém localizados em contextos diferentes, adquirem significados também diferentes.

Cada cidadão tem determinadas associações com partes da cidade, e a imagem que ele faz delas está impregnada de memórias e significados. Portanto, nem tudo pode ser generalizado, apesar da aparente “universalidade” dos 5 elementos identificados por Lynch.

Download do livro: Clique aqui!

Carne e Pedra - Richard Sennett



Carne e Pedra - Richard Sennett

Da Grécia antiga à moderna Nova York; da celebração da Revolução Francesa à simples história da cadeira; da sina dos judeus no gueto de Veneza, em plena Renascença, ao destino do cidadão burguês na Paris do século XIX, Richard Sennett trabalha com a relação entre o corpo humano e o espaço urbano. Carne e pedra é ao mesmo tempo realista e corajosamente imaginativo. Ele extrapola os limites entre as disciplinas acadêmicas, levando-nos a repensar as questões sociais e estéticas do nosso tempo.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui