segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Do Rural Ao Urbano (De lo rural a lo urbano) - Henri Lefebvre



Do Rural Ao Urbano (De lo rural a lo urbano) - Henri Lefebvre

Neste livro (em espanhol), o autor trara sobre o conflito cidade-campo, em escala mundial, onde tece algumas considerações:

Em escala mundial, o conflito cidade-campo está longe de ser resolvido, todos sabem disso. Se for verdade que a separação e a contradição cidade-campo (que envolve a oposição entre os dois termos, sem se reduzir a ela) faz parte da divisão não está nem superada nem dominada. Longe disso. Não mais do que separação entre a natureza e a sociedade, entre o material e o intelectual (espiritual).
Atualmente a superação não pode deixar de se efetuar a partir da oposição tecido urbano-centralidade, o que pressupõe a invenção de novas formas urbanas (LEFEBVRE, 1969).

Download do livro: http://www.4shared.com/file/125568924/f3304d61/Lefebvre_Henri_-_De_lo_Rural_a_lo_Urbano.html

O Materialismo Dialético (El Materialismo Dialéctico) - Henri Lefebvre



O Materialismo Dialético (El Materialismo Dialéctico) - Henri Lefebvre

Henri Lefebvre (Hagetmau, 16 de junho de 1901 — 29 de junho de 1991) foi um importante filósofo marxista e sociólogo francês. Estudou filosofia na Universidade de Paris, onde se graduou em 1920.

Criticava os Althusserianos por apagar a ação dos sujeitos no processo de comunicação. Segundo ele fatores importantes como a vivência dos receptores, a "decodificação pelo cotidiado", as mediações e os lugares dos sujeitos foram esquecidos. Também realizou estudos referentes ao espaço urbano.

Neste pequeno livro (em espanhol), o autor representa um episódio na luta feroz desenvolvida no âmbito do marxismo (e fora do marxismo) entre o dogma e crítica dogma. Esta luta ainda não acabou. Continua duramente. Dogmatismo é forte, tem a força, poder, o Estado e suas instituições.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/125567591/31d78917/Henri_Lefebvre_-_El_Materialismo_Dialctico.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui