Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 16 de agosto de 2009

O Materialismo Dialético (El Materialismo Dialéctico) - Henri Lefebvre



O Materialismo Dialético (El Materialismo Dialéctico) - Henri Lefebvre

Henri Lefebvre (Hagetmau, 16 de junho de 1901 — 29 de junho de 1991) foi um importante filósofo marxista e sociólogo francês. Estudou filosofia na Universidade de Paris, onde se graduou em 1920.

Criticava os Althusserianos por apagar a ação dos sujeitos no processo de comunicação. Segundo ele fatores importantes como a vivência dos receptores, a "decodificação pelo cotidiado", as mediações e os lugares dos sujeitos foram esquecidos. Também realizou estudos referentes ao espaço urbano.

Neste pequeno livro (em espanhol), o autor representa um episódio na luta feroz desenvolvida no âmbito do marxismo (e fora do marxismo) entre o dogma e crítica dogma. Esta luta ainda não acabou. Continua duramente. Dogmatismo é forte, tem a força, poder, o Estado e suas instituições.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/125567591/31d78917/Henri_Lefebvre_-_El_Materialismo_Dialctico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.