Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

sábado, 15 de agosto de 2009

Geografia: Teoria e crítica: O saber posto em questão - Ruy Moreira (org.)



Geografia: Teoria e crítica: O saber posto em questão - Ruy Moreira (org.)

O espaço geográfico intervém de modo crescente no esquema da reprodução estrutural do capitalismo, ao mesmo tempo que o saber geográfico permanece ao nível público como uma "práxis" de espaços "apolíticos": a Escola, os Departamentos Universitários e os organismos estatais de pesquisas e planejamento espaço-territorial. Mas a Escola e o Estado encontram-se tão incorporados à reprodução do capitalismo quanto a renovação contínua do aparato técnicocientífico, de vez que Escola e Estado têm a mesma raiz da Fábrica: a divisão capitalista do trabalho. Ao despojar o operariado do conjunto dos meios de produção o capital logra separar o trabalho intelectual do trabalho manual e o trabalho de direção do trabalho de execução, se apropria igualmente do sabere do poder. Constitui-se o capital por esta via o senhor moderno dos homens, da natureza, do espaço, da sociedade. O que é então o espaço geográfico e que lugar ocupa na reprodução dos homens e do capital?
Que forma de poder é este saber chamado Geografia? Que geografia é a "geografia que se ensina"? Sendo a aula de Geografia a passagem de uma dada "visão de mundo" aos
alunos, por gerações sucessivas, uma dada "configuração de sociedade", que concepção de mundo e de sociedade se estará passando nas escolas brasileiras? Que papel ideológico tem cumprido a Geografia?Se não é o planejamento que planeja o capital, antes o capital que planeja o planejamento, como adverte Paul Baran, qual tem sido a função social do geógrafo e do planejamento espaço-territorial?
Conferir à Geografia o necessário rigor teórico-epistemológico que se requer a toda ciência, sem contudo esconder o caráter político de todo o saber em uma sociedade estruturada em classes, eis do que trata profusamente este livro.

Alguns autores que contribuiram para este livro: Milton Santos, Roberto Lobato Corrêa e Ariovaldo Umbelino de Oliveira.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/125244785/59556417/Ruy_Moreira_-_Geografia_teoria_e_crtca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.