quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Gramsci: a vitalidade de um pensamento - Alberto Aggio (Org.)



Gramsci: a vitalidade de um pensamento - Alberto Aggio(Org.)

Este livro trata sobre um autor que é um dos poucos clássicos do século XX e que, talvez por isso mesmo, resiste bravamente à decadência da influência política e intelectual do socialismo e do marxismo no mundo e no Brasil: Antonio Gramsci.

A coletânea Gramsci: a vitalidade de um pensamento foi organizada pelo prof. Alberto Aggio, da Unesp de Franca, tem apresentação de Leandro Konder e reúne artigos de conhecidos estudiosos desse pensador, como Carlos Nelson Coutinho (Socialismo e Democracia: a atualidade de Gramsci), Luiz Werneck Vianna (Caminhos e descaminhos da revolução passiva à brasileira), Marco Aurélio Nogueira (Gramsci e os desafios de uma política democrática).

A coletânea agrupa textos sobre três temas: as relações do pensamento de Gramsci com a política, com os intelectuais e com a interpretação da história e da política latino-americana e brasileira. A mera relação dos ensaios demonstra o seu interesse. Além do capítulo escrito por Ivete Simionatto (O social e o político no pensamento de Gramsci), Marcos Del Roio (Gramsci contra o Ocidente), José Luís Bendicho Beired (A função social dos intelectuais), Milton Lahuerta (Gramsci e os intelectuais: entre clérigos, populistas e revolucionários – modernização e anticapitalismo), José Antonio Segatto (A presença de Gramsci na política brasileira), e Alberto Aggio (A revolução passiva como hipótese interpretativa da história política latino-americana). Todos eles foram apresentados originariamente em seminário realizado em maio de 1997 em Franca.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/1446311611/A_Vitalidade_de_um_Pensamento_-_Gramsci.pdf.html

Os Intelectuais e a Organização da Cultura – Antonio Gramsci



Os Intelectuais e a Organização da Cultura – Antonio Gramsci

Antonio Gramsci, Ales, 22 de janeiro de 1891 — Roma, 27 de abril de 1937) foi um político, cientista político, comunista e antifascista italiano. Gramsci é famoso principalmente pela elaboração do conceito de hegemonia e bloco hegemônico, e também por focar o estudo dos aspectos culturais da sociedade (a chamada super-estrutura no marxismo clássico) como elemento a partir do qual se poderia realizar uma acção política e como uma das formas de criar e reproduzir a hegemonia.

Sobre o livro:
Ao partir da tese de que as classes sociais criariam seus “intelectuais orgânicos”, Gramsci reforça o papel crucial da vanguarda revolucionária nos processos de transformação político-sociais.

Download do livro: http://www.megaupload.com/?d=D1K4GDD2 ou
http://www.sendspace.com/file/hh2w3e

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui