Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Gramsci: a vitalidade de um pensamento - Alberto Aggio (Org.)



Gramsci: a vitalidade de um pensamento - Alberto Aggio(Org.)

Este livro trata sobre um autor que é um dos poucos clássicos do século XX e que, talvez por isso mesmo, resiste bravamente à decadência da influência política e intelectual do socialismo e do marxismo no mundo e no Brasil: Antonio Gramsci.

A coletânea Gramsci: a vitalidade de um pensamento foi organizada pelo prof. Alberto Aggio, da Unesp de Franca, tem apresentação de Leandro Konder e reúne artigos de conhecidos estudiosos desse pensador, como Carlos Nelson Coutinho (Socialismo e Democracia: a atualidade de Gramsci), Luiz Werneck Vianna (Caminhos e descaminhos da revolução passiva à brasileira), Marco Aurélio Nogueira (Gramsci e os desafios de uma política democrática).

A coletânea agrupa textos sobre três temas: as relações do pensamento de Gramsci com a política, com os intelectuais e com a interpretação da história e da política latino-americana e brasileira. A mera relação dos ensaios demonstra o seu interesse. Além do capítulo escrito por Ivete Simionatto (O social e o político no pensamento de Gramsci), Marcos Del Roio (Gramsci contra o Ocidente), José Luís Bendicho Beired (A função social dos intelectuais), Milton Lahuerta (Gramsci e os intelectuais: entre clérigos, populistas e revolucionários – modernização e anticapitalismo), José Antonio Segatto (A presença de Gramsci na política brasileira), e Alberto Aggio (A revolução passiva como hipótese interpretativa da história política latino-americana). Todos eles foram apresentados originariamente em seminário realizado em maio de 1997 em Franca.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/1446311611/A_Vitalidade_de_um_Pensamento_-_Gramsci.pdf.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.