sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Região e Organização Espacial - Roberto Lobato Corrêa



Região e Organização Espacial - Roberto Lobato Corrêa

Neste livro o autor aborda dois conceitos fundamentais para a Geografia, que situam-se no centro da discussão sobre a própria natureza desta ciência, sobre seu objeto e sua objetivação. Existe um determinismo para a Geografia? Os conceitos de Região e Organização Espacial são fundamentais para a compreensão do caráter distinto da Geografia no âmbito das Ciências Sociais.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/126777250/ae6a722e/regiao_e_organizacao_espacial_roberto_lobato_correa.html

Geografia : Pequena Historia Crítica - Antonio Carlos Robert Moraes



Geografia : Pequena Historia Crítica - Antonio Carlos Robert Moraes

Em um tempo de ditadura militar, as discussões em bancos de faculdade eram cerceadas pela repreensão intelectual característica da época. Mas como evitar que os estudantes pensassem? Era impossível. Na área da geografia, era clara a necessidade de uma renovação metodológica da disciplina.

Sob supervisão do mestre em Geografia Humana, Antonio Carlos Robert Moraes, desenvolveu o livro “Geografia: pequena história crítica” com objetivo de criar uma bibliografia básica para quem fosse ministrar um curso da disciplina.

Na obra, são abordados temas acessíveis como o objeto de estudo da geografia, a sistematização da disciplina, além de diversos conceitos e planos para o futuro da matéria.

O contexto político e a visão humanizada do tema, claro, não poderia ser deixado de lado nem se quisesse. A obra foi motivada nesse sentido e, apesar das debilitações que uma visão posicionada possa causar ao conteúdo, o leitor já é alertado no prefácio para o que acontecia na época, que acabou gerando o livro.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/126772772/43474359/Geografia_Pequena_historia_critica.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui