terça-feira, 18 de agosto de 2009

Debate e Discussões - Luiz Gonzaga de Sousa



Debate e Discussões - Luiz Gonzaga de Sousa

Este trabalho tem como objetivo discutir algumas questões de grande importância sobre o mundo moderno, quanto às religiões, às ciências que comumente são estudadas, pesquisadas e questionadas, e quanto aos aspectos de moral no dia a dia das pessoas, que não entendem o melhor modo de comportamento humano. Alguns grupos sociais impõem idéias metafísicas, inquestionáveis aos seus seguidores como se fossem robos que não podem refletir sobre os dados que estão recebendo dos eloqüentes palestrantes que se regozijam com elogios, e vanglórias. Isto é um mal, porque todos têm que compreender o seu modus vivendi, não para si só, mas para servir de exemplo para todos aqueles que o cercam, e contribuem para uma melhora ao entendimento dos conceitos que todos estão comprometidos.

Quando não se discutem as informações chegadas, verificase que o ser humano deixa de ser um ser pensante, passa a agir conforme as máquinas que resolvem mil coisas com muita facilidade, mecanicamente sem discussão, e sem raciocinar, tal qual seria a faculdade do homem. O homem que não questiona, não pensa, e não raciocina, pouco, ou quase nada tem usado o seu livre arbítrio, portanto, a inteligência é apenas uma faculdade latente, e não utilizada, contrapondo a finalidade proporcionada pela Criação, que é a individualização do ser. Bilhões e bilhões de anos se têm atravessado ao longo dos séculos, e o ser humano não tem se preocupado com o bom uso de sua faculdade de pensar, pois, a inteligência tem sido neutralizada pela lei do menor esforço, portanto, a ignorância superando o conhecimento do bem.

Download do livro (zipado): http://www.eumed.net/libros/2006a/lgs-deb/lgs-deb.zip

Ética e Sociedade - Luiz Gonzaga de Sousa



Ética e Sociedade - Luiz Gonzaga de Sousa

Nos tempos modernos, os seres humanos precisam fazer uma reavaliação de seus conceitos, de seu acervo histórico religioso, e de sua idiossincrasia, no dia a dia em que se encontram uns com os outros, no teste comum da vida que proporciona oportunidade de praticar a lei do amor, e da caridade cristã. Ao aceitar os preceitos religiosos sem discussão, incorre-se em erros que levam ao fanatismo, a um sectarismo exacerbado que desvia os reais ensinamentos que atribuem a JESUS, o CRISTO, com interpretações incoerentes de ditadores dos mais antigos aos mais modernos. Visando justamente contribuir no sentido de que o leitor possa usar a sua inteligência, em um raciocínio lógico, para tirar as conclusões mais sensatas; por isso, é que, pensou-se em escrever este pequeno trabalho, tentando fazer com que se possa questionar tudo que foi visto em termos de religião.

Os ensaios, que contém esta coletânea, têm como metodologia de trabalho, algumas leituras feitas a livros diversos, as vivências engajadas em segmentos religiosos, e o comportamento assumido por aqueles que lideram ou como participantes que buscam entrar em contato com DEUS, com a pureza, mas não compreendem como o fazê-lo. É interessante como as pessoas que participam de uma agremiação religiosa não gostam de ser criticadas, não querem entender a sua própria maneira de ser, não tentam melhorar a sua trajetória de vida, e não querem saber o real sentido da fé. São pessoas manipuladas pela força mental de uma liderança que também não tem firmeza em si própria, atribuindo todas as ocorrências do mundo ao extra-normal, a coisa que pertence à divindade, cujo ser humano não tem direito de desvendála, o que é um grande absurdo.

Download do livro (zipado): http://www.eumed.net/libros/2006a/lgs-etic/lgs-etic.zip

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui