quarta-feira, 1 de julho de 2009

Políticas Culturales en America Latina - Nestor Canclini

Políticas Culturales en America Latina - Nestor Canclini

Trecho do livro, onde Néstor García Canclini apresenta o seu entendimento do que sejam políticas culturais da seguinte forma:

Não basta uma política cultural concebida como administração rotineira do patrimônio
histórico, ou como ordenamento burocrático do aparato estatal dedicado à arte e à
educação, ou como cronologia das ações de cada governo. Entendemos por políticas
culturais o conjunto de intervenções realizadas pelo Estado, as instituições civis e os grupos comunitários organizados com o fim de orientar o desenvolvimento simbólico,
satisfazer as necessidades culturais da população e obter consenso para um tipo de
ordem ou transformação social.

Nota: Livro em espanhol.

http://www.4shared.com/file/115398975/23c6fa9d/GARCIA_CANCLINI_Nestored_Politicas_culturales_en_America_Latina.html

Os Donos do Poder - Raimundo Faoro

Raimundo Faoro é autor de Os Donos do Poder, obra que aponta o período colonial brasileiro como a origem da corrupção e burocracia no país, colonizado por Portugal, então um Estado absolutista. De acordo com o autor, toda a estrutura patrimonialista foi trazida para cá. Enquanto isso, foi superado em outros países, mas acabou sendo mantido no Brasil, tornando-se a estrutura de nossa economia política.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/115397015/222e76c2/Raymundo_Faoro_-_Os_Donos_do_Poder.html

A Arte da política - Fernando Henrique Cardoso

A Arte da política - Fernando Henrique Cardoso

"Em mais de 116 anos de República, nunca um ex-Presidente mergulhou na análise de seu governo como Fernando Henrique Cardoso faz nesta obra. Mas FHC também repassa um período extraordinário da vida do país, que vai do auge do regime militar até o momento em que, encerrando seus dois mandatos, transmite o poder ao principal adversário político. Enquanto o homem público revela bastidores inéditos e preciosos de seu governo, sem deixar de lado as acusações que sofreu, e relata encontros e tratativas com os poderosos do mundo, o sociólogo analisa, do lado de dentro, o funcionamento das instituições e os limites do poder presidencial."

Nota: Pedimos que cada um tire suas próprias conclusões. Os moderadores do blog apenas divulgam o material.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/115390346/59c155dd/Livro_A_Arte_da_Poltica_-_Fernando_Henrique_Cardoso.html

Ciência e Política - Max Weber

Ciência e Política - Max Weber

Para Weber, a Ciência contribui para o desenvolvimento da tecnologia que controla a vida. O poder político é a preocupação do autor. Ciência e Política - Duas vocações traz luz e compreensão a outros textos weberianos

Download do livro:
http://www.4shared.com/file/115391328/509fb839/CINCIA_E_POLTICA_-_Max_Weber.html

Políticas Públicas: uma revisão da literatura

Políticas Públicas: uma revisão da literatura - Celina Souza

Este artigo trata dos principais conceitos e modelos de análise de políticas públicas, buscando sintetizar o estado-da-arte da área, ou seja, mapear como a literatura clássica e a mais recente tratam o tema. O artigo busca também construir algumas pontes entre as diferentes vertentes das teorias neo-institucionalistas e a análise de políticas públicas. No entanto o objetivo do artigo é modesto: tentar minimizar a lacuna da ainda escassa tradução para a língua portuguesa da literatura sobre políticas públicas e, ao rever as principais formulações teóricas e conceituais mais próximas da literatura específica sobre políticas públicas e da literatura neo-institucionalista, contribuir para seu teste empírico nas pesquisas sobre políticas públicas brasileiras.

Download do artigo: http://www.4shared.com/file/115322660/5986a91b/Polticas_Pblicas__Uma_Reviso_da_Literatura.html

Governança e Governabilidade

Governabilidade diz respeito às condições de legalidade de um determinado governo para atentar às transformações necessárias, enquanto que governança está relacionada à capacidade de colocar as condições da governabilidade em ação. Governabilidade e governança dizem respeito à democracia e cidadania, não a projeto de poder. No entanto, deploravelmente o Brasil apresenta um vício de raiz, que emperra as significações. O termo governança, originado do inglês g o v e r n a n c e, no sentido de regulação social com vistas à governabilidade, vincula-se à probabilidade normativa de “bom governo”, no sentido da participação, eficácia, inovação, confiabilidade, como condições para evitar métodos de pirataria nos governos: tais como o clientelismo, favorecimentos imorais, corrupção, etc. Seria então, controlar as políticas do governo, sem ser incriminado de ingerência no plano político e social, transformar o ato governamental em ação pública, o ambiente governamental em espaço público, para articulação das ações do governo, questionando a governança através da demarcação do alcance da governabilidade, imperando aí o consenso controlado.

A capacidade de governabilidade resulta da afinidade de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governança é a capacidade abrangente financeira e administrativa de uma organização de praticar políticas. Sem governabilidade é impossível governança. Então g overnança é o conjunto de normas, persuasão e procedimentos que são adequados à vida coletiva de determinada sociedade. É fundamental destacar que governança congrega o conceito de capital social ou cultura cívica.

A ingovernabilidade é o domínio da desordem, que origina o colapso e degeneração do corpo político. No cenário político a corrupção é um dos maiores riscos para a sobrevivência de um governante no poder. A política tem muito de ação pela influência dos recursos de poder, como: cargos, votos, pessoas, e a disputa neste sentido nem sempre atende a importância da dimensão social.

A democracia é um processo, é um caminho que leva a uma sociedade cada vez mais livre e participativa. A transparência da estrutura de poder estatal e o respeito aos interesses da sociedade são a única segurança de paz social. Há necessidade de se mobilizar toda a sociedade para esse extraordinário esforço de superar as dificuldades desse cenário político, reduzindo a fragilidade gerada pelo momento, transformando a situação do Brasil, para que o povo brasileiro se torne sujeito e não apenas objeto de sua própria história.

Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

Download de materiais sobre o tema 1: http://www.4shared.com/file/115319580/55e2c71d/Governabilidade_e_governana.html

tema 2: http://www.4shared.com/file/115319867/5dddec63/Governabilidade_-_Dicionrio_de_Poltica.html

Think Tanks - Tanques de Pensamento

Os think tanks, ou tanques de pensamento, são instituições que têm o papel de ajudar a formular o pensamento de uma sociedade em diversas áreas – como política, relações internacionais e meio ambiente, por exemplo – por meio de livros, artigos, editoriais e outros trabalhos. Geralmente, os think tanks reúnem diversos tipos de acadêmicos, como sociólogos, advogados, cientistas políticos e outros tipos de especialistas.

Os “think tanks” possuem papel importante nos Estados Unidos, mas há alguma resistência ao trabalho de alguns deles, já que são financiados por partidos políticos ou por corporações que direcionam um pensamento supostamente neutro para determinados interesses.

Download do material (1): http://www.4shared.com/file/115317894/a393d625/Artigo_Valor_Economico_Think_Tanks.html
Download do material (2): http://www.4shared.com/file/115318251/2ab8f826/O_Papel_dos_Think_Tanks_nos_EUA_-_traduzido.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui