domingo, 16 de maio de 2010

As Aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen - Michael Löwy



As Aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen - Michael Löwy

A linguagem direta, a exposição clara e a argumentação cristalina revestem, neste texto, uma primorosa abordagem dos problemas essenciais da chamada sociologia do conhecimento. E, sem prejuízo de rigorosos princípios teórico-políticos marxistas, nele se cumpre a quase sempre rara simbiose entre crítica radical e generosidade intelectual. Trata-se de um livro indispensável para todos os estudiosos dos processos sociais.

Download do livro (fragmentado): Clique aqui!

Homo Academicus - Pierre Bourdieu



Homo Academicus - Pierre Bourdieu

Trata-se de um trabalho fundamental de Pierre Bourdieu que nos dá a sua perspectiva sobre o estudo do que ele chamou da dedicação do homem ao camo acadêmico ou científico.
Mais especificamente, o autor nos leva novamente a sua preocupação central em suas obras: o problema da violência simbólica. Ou, dito de outra maneira: para entender, e porque não para lutar, os mecanismos de dominação simbólica.
Para isso, Bourdieu dedicou muito do seu trabalho de investigação e estudo teórico da classe dominante, para investigar e esclarecer a forma de dominar em diferentes áreas, a única relação entre capital cultural e outros tipos de capital, tais como econômico, social, político e simbólico, que são distribuídos de forma desigual na nossa sociedade. Em suma, para estudar a relação problemática entre instituições de ensino, cultura e sociedade. Foi nesta linha de investigação que o autor produziu impacto sobre a forma como essa relação é tratada no estágio teórico das ciências sociais.

Download do livro (espanhol): Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui