Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 16 de maio de 2010

Homo Academicus - Pierre Bourdieu



Homo Academicus - Pierre Bourdieu

Trata-se de um trabalho fundamental de Pierre Bourdieu que nos dá a sua perspectiva sobre o estudo do que ele chamou da dedicação do homem ao camo acadêmico ou científico.
Mais especificamente, o autor nos leva novamente a sua preocupação central em suas obras: o problema da violência simbólica. Ou, dito de outra maneira: para entender, e porque não para lutar, os mecanismos de dominação simbólica.
Para isso, Bourdieu dedicou muito do seu trabalho de investigação e estudo teórico da classe dominante, para investigar e esclarecer a forma de dominar em diferentes áreas, a única relação entre capital cultural e outros tipos de capital, tais como econômico, social, político e simbólico, que são distribuídos de forma desigual na nossa sociedade. Em suma, para estudar a relação problemática entre instituições de ensino, cultura e sociedade. Foi nesta linha de investigação que o autor produziu impacto sobre a forma como essa relação é tratada no estágio teórico das ciências sociais.

Download do livro (espanhol): Clique aqui!

Um comentário:

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.