terça-feira, 15 de março de 2011

Conhecimento Comum - Michel Maffesoli



Conhecimento Comum - Michel Maffesoli

Michel Maffesoli é o mais importante e original teórico da pós-modernidade no mundo. O Conhecimento Comum é certamente o seu melhor livro. Existem três tipos de analistas do pós-moderno: os neomarxistas, que denunciam uma degeneração da boa e utópica modernidade, jamais realizada, mas sempre adorada e esperada; os ex-marxistas, em busca de uma nova utopia ou simplesmente de uma teoria de substituição; e aqueles que, a exemplo de Michel Maffesoli, descrevem, como um bom cronista sem preconceitos nem ressentimento, o estado de espírito de uma época, sem resvalar para o dever-ser ou para o moralismo politicamente correto sempre impiedoso com o presente e estranhamente ingênuo em relação a um futuro radioso e longínquo.

Há muito que Michel Maffesoli ocupa um lugar de destaque na reflexão sobre o imaginário contemporâneo. Trata-se de um marginal célebre, um franco-atirador elegante, sedutor e erudito, que ousa pensar corajosamente contra o conformismo dominante e disfarçado de argumento de autoridade. Não é só o conformismo das “massas” que ele combate, mas especialmente o conformismo dos intelectuais. Pensador generoso, sem ser ingênuo nem cínico, capaz de descrever o vivido sem odiá-lo, reconhece nas pequenas atividades do dia-a-dia essa força da potência social, energia criadora de comunidade, cimento social, afirmação de amor à vida aqui e agora contra o produtivismo, o progressismo e outras ideologias de domesticação.

Download do livro: Clique aqui!

Sociologia: Uma Introdução Crítica - Pedro Demo



Sociologia: Uma Introdução Crítica - Pedro Demo

A desigualdade social é considerada o objeto próprio da Sociologia. A visão oferecida é alternativa à tradicional. O poder não deveria ser eliminado, mas democratizado em benefício da maioria. Mostra que a desigualdade social se origina do fenômeno do poder, considerado tão básico quanto a infra-estrutura econômica.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui