sábado, 24 de julho de 2010

Diário de Moscou - Walter Benjamin



Diário de Moscou - Walter Benjamin

O diário foi escrito durante a estadia de Benjamin em Moscou, no inverno de 1926-1927, e registra os encontros com Asja Lacis, diretora de teatro comunista, que Benjamin conhecera em 1924, em Capri. Consta que a influência de Lacis sobre Benjamin o teria levado a aproximar-se do marxismo.

Em 1931, após o fim de seu casamento de treze anos com Dora Pollak e o fracasso de sua relação com Asja Lacis, que havia sido a causa do divórcio, Benjamin iniciou um diário "de 17 de agosto de 1931 até o dia da morte", registrando na primeira página uma nota amarga: "Este diário não promete ser muito longo". No ano seguinte, Benjamin chegou a escrever seu testamento, e tudo leva a crer que planejava suicidar-se em seu quadragésimo aniversário (15 de julho). Foi nesse período, depois de desistir do suicídio, que ele abandonou o texto da Crônica Berlinense (Berliner Chronik) e iniciou a Infância Berlinense por volta de 1900 (Berliner Kindheit um Neunzehnhundert)

Download do livro: Clique aqui!

O Animal Que Logo Sou - Jacques Derrida



O Animal Que Logo Sou - Jacques Derrida

Em 'O Animal que logo sou', Jacques Derrida trabalha com o tema central de sua obra, o conceito de 'animal'. Fazendo distinção entre 'coisas' e 'seres viventes', o autor discorre sobre algumas questões, como - Será que as coisas têm existência da mesma forma que os seres viventes? O que é vida? Animais são considerados seres vivos? Por quê? O que é consciência?, entre outras. De Aristóteles a Lacan, passando por Descartes, Kant, Heidegger e Levinas, o filósofo francês traz um importante estudo para o entendimento do que é 'existir'.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui