terça-feira, 29 de dezembro de 2009

História da Cidade - Leonardo Benevolo



História da Cidade - Leonardo Benevolo

A cidade é uma criação histórica particular; nem sempre existiu, mas começou em certo momento da evolução social e pode acabar, ou ser radicalmente transformada, em outro momento. Não existe por uma necessidade natural, mas por uma necessidade histórica, que tem um início e pode ter um término. Torna-se, portanto, importante explicar a origem da cidade no mundo antigo, e também na medida do possível o seu destino na hora atual.

Donwload do livro (fragmentado): http://www.4shared.com/file/184107230/9a16e744/1_Histria_da_Cidade_-_Benevolo.html

A Cidade na História - Lewis Mumford



A Cidade na História - Lewis Mumford

Muitos dos críticos da obra de Lewis Mumford acusaram-no de defender uma tese demasiadamente pessimista sobre a realidade da cidade metropolitana do século XX: uma cidade onde o império do automóvel domina sobre a realidade urbana (temos um bom exemplo com as entradas em Lisboa), onde o atafulhamento das zonas suburbanas impede uma vida mais saudável e digna, onde o capitalismo, em vez de construir, destrói e corrói.

Mais do que uma história das formas e funções da cidade através dos tempos, esta obra é um retrato arrojado e imaginativo do desenvolvimento do homem como ser religioso, político, econômico, cultural e sexual. É uma história cativante do passado e do presente turbulento e também uma profecia para o futuro - da cidade e da civilização humana. Trata-se de uma história completa da civilização urbana, desde o aparecimento das primeiras aldeias, no neolítico, até às nossas metrópoles ultra-congestionadas, passando por Roma, pela Grécia Antiga e pela Idade Média.

Download do livro (fragmentado): http://www.4shared.com/file/184099880/52e67dbe/1_A_cidade_na_histria_-_Mumfor.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui