segunda-feira, 14 de março de 2011

A Semiologia dos Discursos da Publicidade – Ana Elizabeth da Silva Félix



A Semiologia dos Discursos da Publicidade – Ana Elizabeth da Silva Félix

O presente trabalho analisa as campanhas publicitárias de cerveja que têm como ponto em comum a reincidência da imagem da mulher como elemento central da sedução. Traz ainda investigações acerca dos fenômenos que permeiam a Análise de Discursos, para que possam ser extraídas as ideias claras e as que se apresentam de forma implícita nos discursos veiculados.

A análise apoia-se na técnica de análise de discursos, referendada nas categorias de implícitos, pressuposições, subentendidos, heterogeneidade mostrada e constitutiva, dialogismo, polifonia e intertextualidade e subjetividade discursiva, abrangendo a leitura de imagem em níveis verbal e visual, e tendo como método de investigação a Semiologia.

Para tanto, selecionamos alguns autores que tratam do tema em discussão, mencionados ao longo do texto, e que se transformaram na base epistemológica para subsidiar e alicerçar a construção deste texto.


Download do livro: Clique aqui!

Interdisciplinaridade: Dicionário em Construção - Ivani Fazenda (Org.)



Interdisciplinaridade: Dicionário em Construção - Ivani Fazenda (Org.)

Interdisciplinaridade é uma nova atitude ante a questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender. Exige, portanto, uma profunda imersão no trabalho cotidiano, na prática.

A metáfora que a subsidia, determina e auxilia na sua efetivação é a do olhar; metáfora essa que se alimenta de uma natureza mítica diversa. Cinco princípios subsidiam uma prática interdisciplinar: coerência, humildade, espera, desapego e respeito. Alguns atributos são próprios, determinam ou identificam esses princípios. São eles a afetividade e o amor, que impelem às trocas intersubjetivas, parcerias.

A interdisciplinaridade pauta-se numa ação em movimento. Esse movimento pode ser percebido em sua natureza ambígua, tendo a metamorfose, a incerteza como pressuposto. Todo projeto interdisciplinar nasce de um locus bem delimitado, portanto, é fundamental ontextualizar-se para poder conhecer. A contextualização exige uma recuperação da memória em suas diferentes potencialidades.

A análise conceitual facilita a compreensão de elementos interpretativos do cotidiano. Para tanto, é necessário compreender-se a linguagem em sua expressão e comunicação; uma linguagem reflexiva, mas sobretudo corporal.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui