segunda-feira, 10 de maio de 2010

Hegel - A Razão Quase Enlouquecida - Leandro Konder



Hegel - A Razão Quase Enlouquecida - Leandro Konder

(...) Resolvi organizar a exposição do tema deste volume em torno desse conceito fascinante, perturbador, que marca tão profundamente o marxismo e o pensamento contemporâneo em geral.
As páginas que se seguem pretendem funcionar como uma introdução a Hegel, mas, ao mesmo tempo, dispõem-se a introduzir os leitores a um determinado Hegel. O filósofo a que dedicamos nossa atenção mais especial — o pensador que teve a
suprema audácia de transformar a dialética numa razão — é um alemão distanciado de nós (falecido há um século e meio), mas é, sobretudo, alguém que tem coisas da maior importância para nos dizer, a nós, brasileiros, hoje. É um homem que vai fundo na reflexão sobre o sentido da história, sobre a política e a cultura, sobre o racional e o irracional na vida humana.
Sua obra tem tudo a ver conosco, com nossas preocupações mais imediatas. E foi para sublinhar essa afinidade que coloquei no início de cada capítulo uma epígrafe extraída dos clássicos da música popular brasileira. Tenho a impressão de que, se tivesse tido a oportunidade de conhecer o Brasil atual, se tivesse podido penetrar na riqueza da MPB, o velho Hegel apreciaria essa homenagem.

Download do livro: Clique aqui!

Segurança, Território, População - Michel Foucault



Segurança, Território, População - Michel Foucault

Segurança, território, população, curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France de janeiro a abril de 1978, assinala uma guinada no desenvolvimento da sua pesquisa. Partindo do problema do biopoder, ele se propõe estudar a implantação, no século XVIII, dessa nova tecnologia de poder, distinta dos mecanismos disciplinares, que tem por objeto a população, e gerenciá-la a partir do conhecimento de suas regularidades específicas. Tecnologia de segurança indissociável - tese original que este curso formula do liberalismo - como racionalidade governamental baseada no princípio do laisser-faire.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui