Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 22 de março de 2009

Trabalho e Educação - Pedro Demo

Trabalho é das expressões humanas mais ambíguas, porque é tão necessário, quanto não pode ser o sentido da vida. É necessário para a sobrevivência, mas sobretudo para a realização das potencialidades das pessoas e sociedades. Mas não pode ser o sentido da vida, porque, sobretudo no capitalismo, é o caminho mais comum da espoliação dos outros. Enquanto alguns poucos vivem e se locupletam com o trabalho dos outros, grandes maiorias trabalham para morrer para sustentar os privilégios alheios. O texto volta-se para a idéia de resgatar os lados mais positivos do trabalho, sem perder o senso crítico. Faz isto porque preocupa-se com a dificuldade que existe entre nós de conferir ao trabalho sentido educativo, em especial quando é produtivo. Em parte, esta visão é mais que natural, porque geralmente trabalho é condição explícita de exploração, pela mais-valia nele gerada. Em parte, porém, esta visão denota postura alienada, porque o trabalho só não é importante para quem vive do trabalho dos outros.

Download do livro completo: http://www.4shared.com/file/94402163/45f3abdb/Educao_e_Trabalho_-_Tentativa_de_ver_o_trabalho_com_bons_olhos_-_Pedro_Demo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.