Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sociedade Sem Escolas - Ivan Illich



Sociedade Sem Escolas - Ivan Illich

Seu livro mais famoso é Sociedade sem escolas (1971), uma crítica à institucionalização da educação nas sociedades contemporâneas. Através de exemplos sobre a natureza ineficaz da educação institucionalizada, Illich se mostrava favorável à auto-aprendizagem, apoiada em relações sociais intencionais, e numa intencionalidade fluida e informal:

A educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nem seria mais exequível se se tentasse mediante instituições alternativas criadas segundo o estilo das escolas atuais. Nem novas atitudes dos professores para com os seus alunos, nem a proliferação de novas ferramentas e métodos físicos ou mentais (nas salas de aula ou nos dormitórios), nem mesmo a intenção de aumentar a responsabilidade dos pedagogos até ao ponto de incluir a vida completa dos seus alunos, teria como resultado a educação universal. A busca atual de novos canais educativos deverá ser transformada na procura do seu oposto institucional: redes educativas que aumentem a oportunidade de cada um transformar cada momento da sua vida num outro de aprendizagem, de partilha e de interesse. Acreditamos estar a contribuir trazendo os conceitos necessários a quem realiza tais investigações sobre as grandes linhas na educação - e também para quem procura alternativas para outros tipos estabelecidos de serviços.

"É na liberdade universal de palavra, de reunião e de informação que consiste a virtude educativa" Ivan Illich

Download do livro: Clique aqui!

2 comentários:

  1. A educação escolar é importante e fundamental para a interação da criança com outros individuos. É importante destacar a deficiência da educação institucionalizada, porém, sua atuação é fundamental, dede que esteja atrelada a um apoio e investimento por parte do Esado.

    Ótimo Blog. Parabéns! abraços.. saudações

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo este livro agora. Illich critica a quantidade de investimentos que é gasto na escola mais e mais a cada ano. As vezes é meio chocante pensar da forma que ele coloca pois também somos produtos da escola. Mas me fez pensar também sobre o tanto que estamos inseridos numa sociedade consumista e a influência que a escola tem sobre isso.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.