Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Um Fazer Persuasivo: O Discurso Subjetivo da Ciência - Maria José R. F. Coracini



Um Fazer Persuasivo: O Discurso Subjetivo da Ciência - Maria José R. F. Coracini

O discurso científico é subjetivo? Essa é a questão central que a autora debate neste livro, produto de suas pesquisas apresentadas como tese de doutorado.
Neste livro a profª dra. Maria José R. F. Coracini discute uma questão de suma importância para todos os que lidam com a linguagem, ou melhor, simplesmente para todos. Isso porque está na mira da autora o emprego desse instrumental vital e indispensável por nada mais nada menos do que cientistas — profissionais que, querendo ou não, exercem uma enorme influência no dia-a-dia do cidadão comum. Até que ponto esses 'altos sacerdotes do templo secular do saber científico' conseguem, como sustenta a crendice popular, manter-se acima dos interesses mundanos, assim como das vaidades e dos demais sentimentos próprios dos seres humanos de carne e osso? Em que medida o discurso desses profissionais confirma e evidencia efetivamente a tão decantada neutralidade, isto é, total isenção dos interesses ideológicos que subjazem a qualquer outro campo de atuação humana? É possível, enfim, que a linguagem dos cientistas seja, como tende a acreditar o leigo, testemunho perfeito da chamada objetividade científica? São algumas das perguntas que este livro procurará responder. A reflexão da autora vai além do puramente linguístico, trazendo nova contribuição em diferentes áreas da ciência.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.