Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Sacerdote e o Feiticeiro - Vols. 3 e 4 - A Ditadura Derrotada/A Ditadura Encurralada - Elio Gaspari



O Sacerdote e o Feiticeiro - Vol. 3 - A Ditadura Derrotada - Elio Gaspari

Em 'A ditadura derrotada', Elio Gaspari narra o desmonte gradual da ditadura militar empreendido por Ernesto Geisel, o Sacerdote, e Golbery do Couto e Silva, o Feiticeiro, e a grande derrota eleitoral do governo ditatorial, em 1974. A partir de exaustiva pesquisa documental, Gaspari conta como os dois generais aos poucos desmontaram a ditadura que haviam ajudado a construir. O relato que inaugura a série 'O Sacerdote e o Feiticeiro' vai de junho de 1971, quando um bilhete anunciava que o novo presidente seria "o Alemão", à avassaladora vitória da oposição nas eleições parlamentares de 1974. Geisel, o Sacerdote, e Golbery, o Feitceiro, atuaram juntos no comando do regime militar brasileiro e o conduziram à derrocada. Este primeiro volume de 'O Sacerdote e o Feiticeiro' dá seqüência a 'A ditadura envergonhada' e 'A ditadura escancarada', os dois livros da série 'As Ilusões Armadas'. A pesquisa que resultou nas duas séries começou em 1984, quando o jornalista Elio Gaspari ganhou uma bolsade três meses do Wilson Center for International Scholars. Sua intenção era escrever um ensaio cujo título já estava definido: "Geisel e Golbery, o Sacerdote e o Feiticeiro". Dezoito anos depois, o que era um ensaio se transformou nas séries 'As Ilusões Armadas' e 'O Sacerdote e o Feiticeiro'.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/188012389/7be8c4f/Elio_Gaspari_-_O_Sacerdote_e_o.html



O Sacerdote e o Feiticeiro - Vol. 4 - A Ditadura Encurralada - Elio Gaspari

"A ditadura encurralada", quarto livro de Elio Gaspari, narra o processo de isolamento político que o presidente Ernesto Geisel e seu chefe do Gabinete Civil, Golbery do Couto e Silva, impuseram à linha dura do regime militar. Nos mil dias que transcorreram entre o final da censura ao jornal O Estado de S. Paulo, pouco depois da derrota eleitoral de 1974 (episódio narrado no terceiro volume da série), e a demissão do general Sylvio Frota, em 77, Geisel e Golbery se viram emparedados entre os representantes mais radicais da máquina repressiva e os movimentos sociais, que ganhavam novo fôlego. A morte do jornalista Vladimir Herzog e as manifestações estudantis de 77 haviam levado os militares a um impasse que Geisel resolveu à sua maneira - reforçando o poder em suas mãos e enfraquecendo a musculatura do regime. Para escrever 'A ditadura encurralada', Elio Gaspari valeu-se de um precioso arquivo de papéis e gravações confidenciais reunidos por Golbery e pelo secretário particular de Geisel, Heitor Ferreira. O Sacerdote (Geisel) e o Feiticeiro (Golbery) são perfilados num texto de impressionante densidade narrativa, que completa o relato iniciado em 'A ditadura derrotada' e conta, em detalhes inéditos, questões de Estado como o apoio brasileiro a um dos grupos de guerrilheiros em Angola, ou as complicadas relações dos militares com o governo americano.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/188021577/3606140b/Elio_Gaspari_-_O_Sacerdote_e_o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.