Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 27 de dezembro de 2009

As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo - Georges Duby



As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo - Georges Duby

Georges Duby (7 de Outubro de 1919 - 3 de Dezembro de 1996) foi um historiador francês, especialista na Idade Média. Deu início à sua carreira universitária em Lyon, no ano de 1949, tendo sido posteriormente membro da Academia Francesa e professor do Collège de France entre os anos de 1970 e 1992. Foi um especialista em história medieval e lançou mais de 70 livros.

Neste livro, Duby aponta que no século XVII, a ordem social ou ordem política na França era definida por três palavras - Clero, Nobreza e o Terceiro Estado. Três 'estados', três categorias estabelecidas, estáveis, três divisões hierarquizadas.
Compara textos significativos para a época, como o Tratado das Ordens de Loyseau e textos anteriores a este, como os de Gerardo de Cambrai e de Adalberão de Laon, procurando mostrar como essa imagem social sob a forma de trifuncionalidade foi construída na França e qual ideologia ela carregava.

Download do livro: http://www.megaupload.com/?d=3SA2T623

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.