Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

domingo, 8 de fevereiro de 2009

(Re) Pensar o desenvolvimento de Itaara (RS)

(Re) Pensar o desenvolvimento de Itaara (RS)

Nos seus dez anos de emancipação política, Itaara está gradativamente criando as bases para sua formação territorial, econômica, cultural, etc. Ou seja, estruturando o seu desenvolvimento.
No decorrer desse período o município já experimentou algumas formas de desenvolvimento baseadas nas atividades da sociedade civil organizada e nas formas de governo. Assim, maneiras de pensar e realizar o desenvolvimento já foram efetuadas, todas com suas importantes contribuições.
Mas em virtude da prematura existência do município, nem todas as áreas de conhecimento foram exploradas e analisadas com mais afinco. Ao mesmo tempo, não foram estudadas como um processo em interação, ou seja, disciplinas do saber que se relacionam numa complementaridade de análise. Diante de tais afirmações torna-se oportuno a discussão que amplie os conhecimentos já existentes e valorize novas formas de perceber Itaara, numa atitude de pensar e repensar o município.
Assim, a realização deste caderno de estudos representa uma interação disciplinar para o debate em torno da história/cultura, geografia, turismo e economia no município. Numa concepção prática, o debate inicial surgiu com a pequena apresentação do seminário (Re) Pensar o Desenvolvimento de Itaara, realizado no dia 08 de outubro de 2007, na Escola de Ensino Médio de Itaara, pela iniciativa de alguns acadêmicos de graduação e pós-graduação com o objetivo de divulgar as produções científicas que tratam do município. As observações realizadas durante as apresentações sugeriram a organização do conteúdo em forma impressa, com o objetivo de socializar o conhecimento produzido pelo grupo de acadêmicos.
Eis que assim surge a publicação desta coletânea de artigos cujo único objetivo é divulgar os estudos realizados sobre Itaara que, de uma forma ou outra, possam contribuir para uma sociedade mais justa e igual. Vale lembrar, sempre, que tais estudos não possuem a pretensão de representarem uma verdade absoluta da realidade, mas sim, são formas e interpretações para melhor compreendê-la. Que este trabalho seja o primeiro volume deste “Caderno de Estudos”.
Sumariamente pode-se dizer que o primeiro artigo salienta a formação territorial de Itaara a partir da inserção num contexto macro da história do Rio Grande do Sul, que é ulterior ao processo de colonização. Busca através dessa interpretação histórica demonstrar a cultura e o desenvolvimento do território.
O segundo trabalho é o resultado de dados geoprocessados que apresentam as áreas de declividade do solo no município, fazendo um elo entre relevo, meio ambiente, forma de ocupação e desenvolvimento.
Já o terceiro estudo introduz noções econômicas que buscam compreender o desenvolvimento como um processo e uma cadeia de relações, na qual não pode ser renegada a história e a geografia do território. Além de demonstrar o desenvolvimento como diálogo.
Por fim, o último estudo é uma perspectiva de desenvolvimento para Itaara que encontra no turismo sua base. Através da identificação de “gargalos” e potencialidades, apresenta um plano inicial de atuação do turismo como fonte de desenvolvimento sustentável.
Destarte, é preciso realizar a leitura de cada estudo como complementares. Mesmo não sendo realizados conjuntamente tais estudos tem um diálogo que visa debater o desenvolvimento do nosso município. Além disso, esse debate tem a pretensão de ser inicial, afinal, assim como o desenvolvimento, o conhecimento é um processo dinâmico.
Ademais, se não fosse pela excelente receptividade conferida pelos vereadores da legislação (2005 – 2008) esse projeto não teria sido realizado. O senso de compromisso e a vontade de disponibilizar uma vida melhor a todos munícipes de Itaara fizeram dos vereadores o baluarte deste Caderno. Tal atitude deve ser destacada e utilizada como um verdadeiro exemplo de governantes que pensam, mas principalmente, agem pela sua comunidade. A eles, nosso muito obrigado.

Tiago Costa Martins
Organizador


Download do texto completo: http://www.4shared.com/file/85123081/ccd023d2/Itaara.html?dirPwdVerified=2aa3f7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.