Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Reflexões Sobre a Linguagem - Noam Chomsky



Reflexões Sobre a Linguagem - Noam Chomsky

Noam Chomsky, nascido em 1928, é um nome de destaque da linguística há mais de meio século, por sua contribuição inovadora a esse saber cujas origens se deram no quinto século antes de Cristo. Professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, Chomsky tornou-se famoso em todo o mundo também pela maneira como se opôs e continua a opor-se à política de seu país, os Estados Unidos, em guerras externas e questões internas que desabonam a grande democracia.

Reflexões sobre a linguagem - Noam Chomsky

Este livro expõe o pensamento chomskiano num de seus momentos de aguda afirmação, em 1975, quando as bases da gramática gerativa estavam formuladas e encontravam críticos de peso a fazer-lhes objeção.

A controvérsia e o argumento rigoroso são especialidades de Chomsky esgrimidas nas Reflexões sobre a Linguagem. Desse modo ele discute pontos importantes da linguística, mostrando erros ou irrelevâncias dos críticos a respeito, por exemplo, das idéias que sustenta contrárias ao behaviorismo e favoráveis ao inatismo, sempre referidas quando o tema é gramática gerativa.

Ao esclarecer "problemas" e apontar "mistérios", Chomsky reapresenta o essencial de uma teoria que ilumina a linguística e vai além, alcançando a psicolinguística, a ciência da mente humana.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.