Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Identidade Nacional - José Mattoso



A Identidade Nacional - José Mattoso

A análise do processo por meio do qual se verifica historicamente a identidade nacional mostra claramente que ele é inseparável da sua própria percepção coletiva. Ou melhor, entre o momento em que Afonso Henriques se apropria do poder sobre o condado portucalense até àquele em que a população de Lisboa e do Porto se manifesta contra a Inglaterra em nome dos interesses da Pátria, vai um longo caminho, através do qual se vai formando a consciência de pertença ao colectivo nacional. O processo tem um ponto de partida meramente político: a apropriação do poder por um chefe com uma autoridade própria sobre um conjunto de homens; tem um ponto de chegada que já não se pode classificar como meramente político, mas que se situa no domínio dos fenómenos de sociologia ou da psicologia social.

Download do (zipado): http://www.4shared.com/file/149489968/53f5ad1c/Jos_Mattoso_-_A_identidade_nacional__pdf__rev_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.