Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Era dos Impérios: 1875-1914 - Eric J. Hobsbawm



Era dos Impérios: 1875-1914 - Eric J. Hobsbawm

A palavra Imperialismo já foi utilizada de várias maneiras diferentes ao longo da história. O imperialismo pode ser considerado como um fenômeno histórico ocorrido no período entre 1875 e 1914. Nesse período, o mundo foi dividido entre as potências imperiais: Grã-Bretanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, EUA, Japão e Rússia. Mais de um quarto do mundo estava sob o controle direto, ou como área de influência de pouco mais de uma dúzia de países.
O fenômeno do Imperialismo possui diversas dimensões, entre elas a econômica, a política, a cultural, a ideológica e a psicológica. Hobsbawm, neste livro, realiza uma análise dos anos que definiram o mundo no século XX, quando um longo período de paz, expansão capitalista e dominação européia desembocaram, no entanto, em guerra e crise. Hobsbawm integra a cultura, a política e a vida social das décadas que antecederam a Primeira Guerra Mundial, construindo uma interpretação estimulante e inovadora.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.