quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Imperialismo Etapa Superior do Capitalismo - Vladimir Ilitch Ulianov Lenin



Imperialismo Etapa Superior do Capitalismo - Vladimir Ilitch Ulianov Lenin

Lenin ( Vladimir Ilitch Ulianov Lenin ), estadista russo (Simbirsk na atual Ulianovsk 1870 - Gorki, perto de Moscou, 1924). Estudante de direito em St. Petersburg, entrou em contato com os círculos marxistas e tornou-se discípulo de Plekhanov, que encontrou na Suíça em 1895. Condenado a três anos de exílio na Sibéria (1897-1900) por sua ação revolucionária, casou com a militante marxista Nadejda Krupskaia e redigiu diversas obras, entre as quais Razvitie kapitalizma v Rossii (Desenvolvimento do capitalismo na Rússia) (1899). Posto em liberdade, instalou-se na Suíça (1900), onde fundou o jornal Iskra (A centelha); separou-se de Plekhanov, por causa de tática a seguir, o que, em 1903, provocou uma cisão entre os bolcheviques (majoritários), sob sua direção, e os mencheviques (minoritários), que seguiram Plekhanov.
Por ocasião da revolução de 1905, retornou à Rússia (novembro) e apoiou a greve geral de Moscou. Após o fracasso dessa revolução, opôs-se aos mencheviques, afirmando que o proletariado russo faria sozinho a revolução.
Forçado a deixar a Rússia (dezembro de 1907), residiu a maior parte do tempo em Genebra ou em Paris. Fundou o jornal Pravda (A verdade). Contra o revisionismo dos sociais-democratas alemães, redigiu sua obra Materializm i empiriokritcism (Materialismo e empírio-criticismo) (1909). Encarou a primeira guerra mundial como uma luta entre os imperialismos rivais pela partilha do mundo (Imperializm kak noveichikh etap kapitalizma [O imperialismo, etapa superior do capitalismo], 1917) e desejou fazer da guerra entre nações uma guerra entre classes. Após a queda do czarismo, voltou à Rússia com o acordo do governo alemão (3 de abril de 1917). Publicou no Pravda as "teses de abril": paz imediata, o poder para os sovietes, as fábricas para os operários e as terras para os camponeses. A repressão das sublevações bolcheviques pelo governo provisório obrigou Lenin a fugir para a Finlândia, onde escreveu Gossudarstve i revolutsia ( O Estado e a revolução [ agosto de setembro de 1917] ), em que prediz o desaparecimento do Estado depois da vitória da ditadura do proletariado. Em face do agravamento da situação política na Rússia, assumiu a direção da insurreição bolchevique (7 de novembro ou 25 de outubro pelo antigo calendário). Nomeado presidente do conselho dos comissários do povo, nacionalizou as grandes propriedades rurais e as indústrias, estabeleceu a ditadura do proletariado e assinou a paz em separado de Brest-Litovsk (3 de março de 1918). Transferiu a capital para Moscou (12 de março de 1918) e inaugurou a política dita "comunismo de guerra"; depois, em julho de 1918, fez aprovar pelo V Congresso dos Sovietes a primeira constituição da república federativa dos sovietes da Rússia. Enfrentou a contra-revolução, que recebeu apoio do exterior (1918-1921). Tornou-se o chefe do movimento revolucionário mundial e constituiu a 1ª Internacional (março de 1919). As dificuldades internas obrigaram-no a aplicar, a partir de 1921, nova política econômica (a N.E.P.* [Novaia Ekonomitcheskaia Politikaj), que assinalou um retorno parcial e provisório ao capitalismo privado. Em 1922, transformou o antigo império russo em União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (U.R.S.S.). Morreu em conseqüência dos efeitos de um atentado que sofrera em 1922.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/128269850/7eb04395/Lenin_-_Imperialismo_Etapa_Superior_do_Capitalismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui