Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Interpretação das Culturas - Clifford Geertz



A Interpretação das Culturas - Clifford Geertz

Clifford Geertz é um dos mais originais e estimulantes antropólogos de sua geração e o mais destacado proponente do movimento intelectual para revigorar o estudo da cultura como sistema simbólico. O presente volume consubstancia as concepções geertzianas sobre o que é cultura, que papel esta desempenha na vida social e como deve ser adequadamente estudada, numa tentativa de esclarecimento sistemático do próprio conceito cultural em suas relações com o comportamento real de indivíduos e grupos. Direta ou indiretamente, a totalidade dos nove capítulos que compõem este volume relaciona-se com o conceito de cultura. São estudos empíricos e não dissertações teóricas, pois ao autor "não agrada afastar-se muito das imediações da vida social", como ele mesmo sublinha. Embora a sua "redefinição de cultura" seja talvez o interesse mais persistente de Geertz como antropólogo, o livro mostra-nos que ele não se alheia da problemática de outras áreas afins, como Organização Social, História Comparada, Ciência Política e Ecologia Cultural.


Download do livro: Clique aqui!

2 comentários:

  1. O livro poderia ser utilizado como caminho para uma pesquisa sobre blogs?

    ResponderExcluir
  2. ola, estou pesquisando esse livro, pois vou utiliza-lo no meu tcc e futuramente no meu mestrado. assim sendo gostaria de saber se vc tem essa bibliografia q segue abaixo

    GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
    MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.
    MORAES, Denis de (org.) Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006
    THOMPSON, John B. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
    WOLF, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.