Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os Trabalhos e os Dias - Hesíodo



Os Trabalhos e os Dias - Hesíodo

Esta é uma obra de Hesíodo, em que o autor fala das razões pelas quais os homens têm de trabalhar, além de fazer referências aos dias e alturas do ano que são, por variadas razões, especiais ou notáveis, como as quatro estações, ou as épocas mais indicadas para colheitas, ou viagens.
As razões para os homens terem de trabalhar são explicadas, de forma geral, através do mito das idades, o qual já por cá foi explicado anteriormente. Em termos gerais, a ausência de trabalho, de esforço físico, era um privilégio dos homens da idade de ouro, e que isso seria um dos encantos a que os homens perderiam o acesso, através das ações de Pandora.
Todavia, apesar de escrito há 27 séculos, esse texto, de impressionante atualidade, guarda a força e a vitalidade original, mostrando quão férteis e estimulantes conseguem ser os relatos dos mitos fundantes. Acompanhando sua tradução, a profa Mary de Camargo Neves Lafer comenta esses mitos e mostra a preocupação de Hesíodo em apresentar as origens que explicam e estabelecem a “condição humana”.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.