segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os Trabalhos e os Dias - Hesíodo



Os Trabalhos e os Dias - Hesíodo

Esta é uma obra de Hesíodo, em que o autor fala das razões pelas quais os homens têm de trabalhar, além de fazer referências aos dias e alturas do ano que são, por variadas razões, especiais ou notáveis, como as quatro estações, ou as épocas mais indicadas para colheitas, ou viagens.
As razões para os homens terem de trabalhar são explicadas, de forma geral, através do mito das idades, o qual já por cá foi explicado anteriormente. Em termos gerais, a ausência de trabalho, de esforço físico, era um privilégio dos homens da idade de ouro, e que isso seria um dos encantos a que os homens perderiam o acesso, através das ações de Pandora.
Todavia, apesar de escrito há 27 séculos, esse texto, de impressionante atualidade, guarda a força e a vitalidade original, mostrando quão férteis e estimulantes conseguem ser os relatos dos mitos fundantes. Acompanhando sua tradução, a profa Mary de Camargo Neves Lafer comenta esses mitos e mostra a preocupação de Hesíodo em apresentar as origens que explicam e estabelecem a “condição humana”.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui