Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O Sistema Capitalista - Mikhail Bakunin



O Sistema Capitalista - Mikhail Bakunin

Este texto de Bakunin é uma crítica clássica ao sistema capitalista. Excerto do clássico O Império Knuto-Germânico e a Revolução Social, incluído em The Complete Works of Michael Bakunin [As Obras Completas de Mikhail Bakunin] com o título de “Fragment” [“Fragmento”], O Sistema Capitalista traz um pouco mais deste, que foi um dos maiores anarquistas da história.

Neste livreto conheceremos um Bakunin muito inspirado nas críticas de Proudhon à propriedade privada e com uma visão anticapitalista muito combativa, propiciando um pouco mais de conhecimento acerca de suas opiniões de economia política clássica. O Sistema Capitalista é um ótimo texto para formação política: como qualquer clássico, já não dá conta completamente do mundo de hoje, mas é fundamental para ser estudado e para entendermos as grandes críticas feitas pelos socialistas do século XIX ao sistema capitalista, que pode ter mudado significativamente, mas que continua sendo o “carro-chefe” do presente sistema de exclusão e opressão.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.