Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Reflexões Sobre A Análise Crítica do Discurso – Célia Magalhães



Reflexões Sobre A Análise Crítica do Discurso – Célia Magalhães

Este livro busca divulgar uma das teorias e métodos de Análise do Discurso – A Análise Crítica do Discurso –, bem como situá-la no panorama da grande área da Lingüística e promover reflexões sobre questões relevantes de interesse dessa área de pesquisa. O livro consegue mais: convida o leitor/pesquisador não apenas a pensar, mas também a fazer análise crítica do discurso.

Célia Magalhães, organizadora do volume e uma das pioneiras da pesquisa em Análise Crítica do Discurso no Brasil, é pesquisadora e professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde que ingressou na UFMG como professora, vem realizando e orientando pesquisas enquadradas na perspectiva teórica da Análise Crítica do Discurso (ACD). Leciona disciplinas ligadas à ACD e aos Estudos da Tradução no Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos (POSLIN) daquela universidade. É membro-fundador do grupo de pesquisa intitulado CORDIALL – Corpus Discursivo para Análises Lingüísticas e Literárias – cujos pesquisadores realizam suas pesquisas tendo como base o referencial teórico e metodológico da Lingüística de Corpus, em conjunto com teorias da vertente anglo-americana da Análise do Discurso e com os estudos da Tradução. Atualmente, pesquisa a representação de identidades raciais em corpora híbridos, sob a perspectiva da ACD, dos Estudos da Tradução e dos Estudos Culturais, consolidando seu engajamento em questões relevantes ao contexto social brasileiro. Ao longo de toda a sua trajetória acadêmica, pode-se averiguar a consistência e a relevância da sua obra.

A Análise Crítica do Discurso, como pode ser lido em Fairclough (1992) surgiu como uma concretização do desejo de um grupo específico de lingüistas de criação de um método para analisar a linguagem que aliasse as teorias lingüísticas, sociológicas e políticas, a seu ver a única maneira adequada de tratar a linguagem, que é um objeto essencialmente dinâmico. Esta abordagem do discurso e da linguagem que alia conceitos e métodos oriundos da Lingüística e das Ciências Sociais de forma satisfatória pode ser considerada inovadora. Chouliaraki & Fairclough (1999:16) chegam a caracterizar a ACD como "síntese mutante de outras teorias".

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.