Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Amazônia - Expansão do Capitalismo - Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Müller



Amazônia - Expansão do Capitalismo - Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Müller

O esforço pelo progresso, a busca incessante pelo crescimento econômico e a integração nacional acabaram por atingir os espaços amazônicos. Essa incorporação da expansão capitalista no Brasil, tem na Amazônia uma situação especifica, incorporando as mais variadas formas de produção. Formas essas que o desenvolvimento assume no devassamento da Amazônia. Seja com o Estado intervindo para assegurar as condições para ocupação e expansão econômica, seja como as empresas protegidas pelo Estado utiliza-se para explorar os recursos naturais.
Segundo Cardoso e Muller, a medida que os interesses amazônicos se integram ao desenvolvimento nacional o autoritarismo colocou-se como ponto de partida do atual perfil de ocupação da Amazônia. Portanto, para que se compreenda a Amazônia hoje vivida é necessário perceber a participação ativa do Estado na transformação da região. Partindo do principio que o Estado é o pressuposto político da expansão capitalista local, através dos organismos criados diretamente para essa intervenção como: SUDAM, BASA, RADAM etc. operando no nível das empresas, com estimulo direto que vai regulamentar o processo sócio-econômico.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.