Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Construção Social da Realidade - Tratado de Sociologia do Conhecimento - Peter L. Berger e Thomas Luckmann



A Construção Social da Realidade - Tratado de Sociologia do Conhecimento - Peter L. Berger e Thomas Luckmann

Este livro aborda o tema da sociologia do conhecimento, campo redefinido na obra como o ‘conhecimento em geral’ (senso comum). A sociedade pode apresentar-se ao indivíduo como uma realidade objetiva (institucionalização ou legitimação), ou também como realidade subjetiva (interiorização ou identificação).

Os autores abordam, numa perspectiva humanística e com grande poder de síntese, o tema que – a partir de Max Scheler e Karl Mannheim – se designa por sociologia do conhecimento. É uma subdisciplina sociológica que tem vindo a assumir importância cada vez maior no campo das ciências sociais. Após uma Introdução de carácter geral, os autores desenvolvem em 3 capítulos os alicerces do conhecimento da vida quotidiana (A realidade – A interacção – A linguagem e conhecimento na vida quotidiana), A sociedade como realidade objetiva (Institucionalização – Legitimação) e A sociedade como realidade subjetiva ( A interiorização da realidade – A interiorização e a estrutura social – Teorias sobre a identidade – Organismo e identidade). Na Conclusão os autores põem em confronto as implicações geradas entre a sociologia do conhecimento e a teoria sociológica.

Download do livro (zipado): Clique aqui!

Um comentário:

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.