Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Trágico 5º Centenário do Descobrimento do Brasil: Comemorar, celebrar, refletir... - José Jobson de A. Arruda



O Trágico 5º Centenário do Descobrimento do Brasil: Comemorar, celebrar, refletir... - José Jobson de A. Arruda

Introdução:

Numa travessia célere através dos tempos, os Descobrimentos retornam do passado para serem imediatamente dissolvidos no presente, assimilados em sua palatabilidade e, de novo, relançados à sua origem, de onde ressurgirão na oportunidade da próxima comemoração. Faces iluminadas; perfis nublados. Mutilações inevitáveis operadas pela ação seletiva do presente, que remete para o oblívio os tesouros ocultos do Novo Mundo, que por muitos séculos preservou-se "encoberto".

A idéia que éramos os “encobertos” emerge nos escritos de João de Barros, quando se refere a “este novo mundo tantas centenas de anos encoberto”, reiterada pelas argutas ponderações do Padre Antonio Vieira sobre “o descobrimento do mesmo mundo que tantos mil anos tinha estado incógnito e ignorado”, expressões recuperadas por GODINHO, Vitorino Magalhães.

Download do livro:
http://rapidshare.com/files/198560243/ARRUDA__Jos__Jobson_de_A._O_Tr_gico_5__Centen_rio_do_Descobrimento_do_Brasil._Comemorar__Celebrar__R

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.