Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

sábado, 8 de agosto de 2009

Chico Mendes - O Preço da Floresta (2008)



Chico Mendes - O Preço da Floresta (2008)

Brasil, 2008, 43min. - Direção: Rodrigo Astiz)

Documentário exibido pelo Discovery Brasil (43 minutos).

Chico Mendes era visto pelos poderosos no Brasil como um estorvo, como um terrorista, como um guerrilheiro, mesmo sem nunca ter pegado numa arma e sempre ter pregado a paz. Frequentemente pessoas como ele são assassinadas no Brasil por pessoas nunca chamadas de terroristas.

Foi morto por representar um empecilho ao pensamento atrasado dos latifúndiários pecuaristas e dos madeireiros, ou seja, pelo impedimento de se destruir a floresta. Muitas de suas idéias à frente de seu tempo, hoje são realidade, como o desenvolvimento e manejo sustentável de madeira da Amazônia, as cooperativas que agregam valor a produtos da floresta. Atualmente, graças a ele, inúmeras reservas extrativistas foram criadas no Brasil e possuem o tamanho maior que Portugal.
Chico Mendes conseguiu junto ao Banco Interamericamo de Desenvolvimento, na condição de seringueiro, o cancelamento do investimento da Transamazônica, projeto dos militares que acabaria de vez com a floresta.

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, era uma figura renomada na Europa e América do Norte, inclusive recebendo o maior prêmio da ONU em proteção ambiental. Sua morte só foi passada aqui por ter sido noticiada anteriormente no mundo inteiro.

Depoimentos de amigos e companheiros de luta contra a devastação da Amazônia, inclusive da ex-ministra Marina Silva.

Download do vídeo: http://www.megaupload.com/?d=CX04P7TZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.