Notícia Importante

Amigas e Amigos,

Alguns blogs vem sendo apagados repentinamente pelo Google. Esperamos que isso não aconteça com este blog, pois nossa tarefa aqui é a de oferecer informação e reflexão. Desta forma, como precaução e na perspectiva de continuar a disseminar as vertentes instrumentalizadas em forma de livros, revistas e artigos que existem e promovem o desenvolvimento, recomendamos que insira em seus favoritos nosso endereço paralelo:


Desenvolvimento em questão


Faça os Pedidos e Avisos de Links Quebrados em Comentários no WordPress


Atenciosamente,

Marcos Paulo

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Conceito Histórico de Desenvolvimento Econômico



O Conceito Histórico de Desenvolvimento Econômico - Bresser Pereira

Uma Análise do Conceito de Desenvolvimento Econômico. O Crescimento Econômico, ou Desenvolvimento Econômico, é visto como um fenômeno histórico como resultado da Revolução Capitalista, e, consequentemente, da Revolução Comercial, da Industrial E, no meio delas, da Revolução Nacional. Assim, é necessário um conceito histórico de Crescimento Econômico, e não um Conceito Normativo. Visto sob este aspecto, o Desenvolvimento Econômico é intrinsecamente relacionado ao surgimento do Estado-Nação Moderno. É o produto de Nações usando o Estado como ferramenta de ação coletiva para alcançar o Crescimento Econômico. Mas Desenvolvimento e Crescimento Econômicos não são diferentes? o Autor argumenta que historicamente eles não são, pois se a distinção é feita com base na Distribuição ou Concentração de Renda: Desenvolvimento Econômico é Frequentemente acompanhado por um aumento da desigualdade. Este artigo procura mostrar que, apesar do Desenvolvimento Econômico não ser o único objetivo político das Nações, é um dos principais: os outros objetivos são Segurança, Liberdade, Justiça Social e Proteção ao Meio-Ambiente.

Download do texto: http://www.4shared.com/file/119431670/b5ed44c8/ConceitoHistricoDesenvolvimentoEconomico-_Bresser_Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, pedido ou sugestão. Obrigado.