
Pedagogia do Bom Senso - Célestin Freinet
Em sua Pedagogia do Bom Senso, Freinet (1991: 5) alerta que, caminhando na direção da simplicidade e da vida, dominaremos, em nosso ofício, uma técnica segundo regras simples e aplicáveis de acordo com as turmas de alunos.
Ainda, orienta para escolhermos atividades que dão sede de desenvolvimento e de conhecimentos, escutarmos as exigências normais da vida e valorizarmos a obra mais humilde do mais humilde dos alunos (1991: 29-33), e conclui que os jovens operários, conscientes de estar acrescentando ao seu patrimônio um pouco de eficiência e um pouco de beleza, orgulham-se de suas obras e caminham para o sucesso.
Freinet afirma que a escola do futuro deverá organizar-se à volta da criança, membro da comunidade. A partir das suas necessidades essenciais em função das necessidades da sociedade a que pertence, serão definidas as técnicas manuais e intelectuais a utilizar, a matéria a ensinar, o sistema de aquisição e as modalidades de educação.
Os princípios organizados por Freinet foram chamados de Invariantes Pedagógicas, porque são preceitos que não variam seja qual for o povo que os aplica. Freinet, assim, estabeleceu uma nova gama de valores escolares. Sua pretensão, como ele mesmo afirma, foi realizar uma espécie de Código Pedagógico, em que o primeiro grande princípio é não dicotomizar teoria e prática. Nesse sentido, Freinet selecionou instrumentos e técnicas que atendessem aos princípios dessa pedagogia.
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